"Onde houver vida, sempre haverá um Biólogo."



domingo, dezembro 12

Sugestões de passeios em Brasília ou entorno

Muito mais do que palácios, esculturas e capital do poder, Brasília vai se tornando uma descoberta mágica pela Natureza que oferece em seus arredores, numa região que se chama de entorno. Seu cerrado, com árvores retorcidas e secas, esconde cachoeiras, grutas, lagoas, piscinas naturais, cavernas, cristais e caminhadas por trilhas que surpreendem com espécies raras da fauna e da flora. Infelizmente, muitas já ameaçadas de extinção.
 
Entre as 60 mil espécies animais destacam-se a onça-pintada, a suçuarana, o veado-campeiro, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. A rica e bela fauna compõe-se de espécies como a palmeira-buriti, as buganvílias com sua cores lilás, branca, vermelha e rosa, as mais variadas orquídeas. Muitas delas estão hoje preservadas em unidades de conservação. Na verdade, 42% do território do Distrito Federal são formados por áreas de proteção ambiental.

Estrangeiros e brasileiros, turistas e brasilienses, não importa. Conhecer os arredores de Brasília é uma opção de lazer ou de estudos cada vez mais procurada. Para isso, basta se aventurar e encontrar momentos de paz e encantamento. E para todos há uma exigência: não depredar a Natureza. Outra é ter disposição para escalar pedreiras e andar a pé por lugares acidentados

Principais Pontos Turísticos:

Jardim Botânico de Brasília
Caminhadas entre árvores espalhadas em 526 hectares abertos à visitação pública, dos 4.518 que formam a reserva ecológica. É um dos lugares preferidos para se relaxar a mente. Fecha às segundas-feiras.
Distante apenas 20 quilômetros da Rodoviária de Brasília, fica no Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco, na região do Lago Sul. Acesso pela estrada de Unai 

Jardim Zoológico
Vários animais ameaçados de extinção são encontrados nos viveiros, fossos e aquários do zoológico brasiliense, que pode ser visitado a pé ou de carro. Animais do cerrado como o Lobo-Guará, a Ema e o Veado-Campeiro. Fecha às segundas-feiras.


Parque da Cidade - Sara Kubitschek
São 4 milhões de metros quadrados, com Kartódromo, Praça das Fontes com paisagismo de Burle Marx, ciclovia, hípica, playground, etc..
Fica no Eixo Monumental.

Parque Nacional de Brasília
A apenas 9 quilômetros do Plano Piloto, é um dos mais agradáveis passeios dentro de Brasília. Engloba as bacias dos rios Torto e Bananal, e apresenta vegetação formada por campos, cerrados e matas ciliares. O parque tem duas piscinas de águas minerais em constante renovação e uma ótima infra-estrutura. É uma reserva ambiental, onde se encontra um museu com as espécies da fauna e da flora locais. Visitas das 8 às 16 hrs.
Acesso pela Via EPIA BR-040, 9 km.
Setor Militar-Urbano.

Parque Ecológico Ezechias Heringer 
Com área de 310 ha, o parque apresenta várias espécies da flora e da fauna do Bioma Cerrado. Além de árvores, arbustos e ervas, o local também possui o maior número de orquídeas raras da região. Além da vegetação nativa, o parque concentra algumas espécies exóticas, as quais foram plantadas por antigos moradores.
Dentre as espécies arbóreas na mata de galeria encontramos o Podocarpus brasiliensis, um pequeno pinheiro que ocorre em áreas alagadas, uma espécie rara e ameaçada de extinção. 
Fica na área Especial, Guará II, ao lado do SESI. 
Diariamente, das 6 às 19h. Acesso livre.

Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D'Água
Em Brasília não deixe de visitar o parque olhos D’água ou Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D’Água.
O parque Olhos D’água esta localiza na Asa Norte bairro do Plano Piloto Brasília e possui 21 hectares.o parque conta com uma pista de Cooper de 2km e 100 metros, um parque infantil, circuito de exercícios físicos, além de uma trilha interna, é visitado pela comunidade da Asa Norte e entorno cotidianamente.
A vegetação típica da região, o cerrado, é preservada no parque, a algumas espécies são identificadas por pequenas placas. Possui também um pequeno lago (Lagoa dos Sapos) oriundo do riacho Talvegue, que é cortado por duas pequenas pontes ao longo do parque.
O parque é submetido a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF. O horário de funcionamento é das 6 horas da manhã até as 19 horas da noite. Para isso, é cercado em todo seu limite e têm seguranças que trabalham no local 24 horas.

Catetinho
Foi a primeira construção de Brasília e servia de residência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Data de 1957 e apresenta móveis e objetos de Época.
BR-040 para Belo Horizonte, 27 km - Trevo de Gama

Salto do Tororó
Situado em mata fechada próxima ao Lago Sul, o Tororó tem uma queda d’água de dez metros de altura e árvores de grande porte, raras na região. Sua água é limpa e cristalina e seu leito é pedregoso e levemente acidentado.


Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo
A apenas 10 quilômetros do Plano Piloto, faz divisa pelos fundos com o Jardim Zoológico. Contém matas praticamente intactas, com córregos de águas límpidas, onde vivem diversas espécies de animais e vegetais raras ou ameaçadas de extinção. É administrado pela Funatura, uma organização não-governamental.


Horto Florestal de Sobradinho
A 30 quilômetros do Plano Piloto, tem um viveiro para produção e venda de diversas mudas, como plantas de essências nativas, frutíferas, ornamentais e de reflorestamento.


Lagoa Bonita ou Mestre D’Armas
É a única lagoa natural do Distrito Federal. Fica a 39 quilômetros do Plano Piloto, tendo um trecho por estrada não-pavimentada.


Poço Azul
Grande poço de águas límpidas e azuladas, formado dentro de uma rocha de quartzo, fica a 40 quilômetros do Plano Piloto.


Mumunhas
Fica três quilômetros à frente do Poço Azul. A cachoeira de Mumunhas forma várias piscinas naturais e apresenta relevo acidentado. Tanto Mumunhas quanto Poço Azul ficam na Área de Proteção Ambiental do Cafuringa, onde existem nove cavernas e grutas.


Cachoeira e Gruta do Rei do Sal
A 68 quilômetros do Plano Piloto, a gruta só deve ser visitada sob orientação de pessoas que conheçam bem as pedras, grutas e cavernas com mais de 35 milhões de anos.


Gruta dos Milagres
A cerca de 50 quilômetros do Plano Piloto, próxima a Formosa, a gruta possui pedras formando figuras humanas e de animais, revelando formações paleontológicas da região.


Lagoa Formosa
A 65 quilômetros de Brasília, tem cerca de 18 quilômetros de extensão, 500 metros de largura e profundidade média de 10 metros. Suas águas são claras e renovadas por lençóis subterrâneos.


Lago e Barragem do Paranoá
Aproveite o passeio de barco pelo Lago. O passeio dura 2 horas e passa pelo Santuário Dom Bosco e Palácio da Alvorada.
 

Cachoeira do Pipiripau
A 58 quilômetros do Plano Piloto.

Torre de Televisão
Mirante com 75 metros de altura, com vista do Plano Piloto.
Eixo Monumental
 
Morro do Centenário
A 50 quilômetros do Plano Piloto.

Cachoeira de Saia Velha
Na divisa com Goiás, a 35 quilômetros do Plano Piloto.

Catedral Metropolitana
Projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1967. Apresenta um grande acervo de obras dos mais diversos artistas. A nave principal fica abaixo do nível do solo e recebe iluminação natural através de seu tetode vitrais coloridos. Fica no Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios. Abre das 8 às 18 hrs.

Memorial dos Povos Indígenas
Grande coleção de artefatos e utensílios das tribos do Alto Xingu.
Eixo Monumental - Praça do Buriti 

Gruta dos Ecos - GO
Uma das mais conhecidas cavernas próximas a Brasília, é também uma das que mais sofreram a ação predatória. Caverna de aproximadamente 1,3 mil metros visitáveis, possuindo um lago subterrâneo. A composição predominante é de micaxisto e não de calcáreo - o que explica a inexistência de espeleotemas. Os visitantes podem entrar pela boca da caverna e sair pela saída sul (claraboia).
Fica próxima ao povoado do Girassol, em Goiás, logo após a divisa com o DF, perto da cidade de Águas Lindas,GO. 

Gruta do Sal
O nome decorre da água salobra do rio do Sal, situado em Brazlândia, DF. Trata-se de uma caverna calcárea, com alguns espelotemas, sem água por dentro e alguns salões. Aproveite o roteiro para conhecer também a cachoeíra do rio do Sal e as grutas da Fenda I e II, próxima das quais há uma linda mata mesofítica (situada sobre terreno calcáreo).
Chega-se a partir da BR-251, até o entrocamento com a DF-205 (estrada de terra), de onde se atinge a fazenda Palestina, dentro da qual está situada a caverna.
 
Pirenópolis - GO
Principal centro de atração de turismo histórico na região em volta de Brasília, Pirenópolis situa-se aos pés dos montes Pireneus de Goiás, onde há não apenas a maior concentração de hoteis-fazenda da área mas, também, muitas cachoeiras, riachos e paisagens naturais exuberantes. Forma junto com Corumbá um complexo histórico-colonial de rara beleza, embora pouco conservado. Nascida em 1731 como o julgado de Meya Ponte, formado pelos bandeirantes que descobriram ouro no rio das Almas, chamou-se em seguida Vila de Nossa Senhora do Rosário de Meyaponte, antes de ter o nome moderno devido aos Pireneus.
 
Parque Chapada Imperial
Uma reserva particular de proteção ambiental distante 50 quilometros do Plano Piloto.

Nex, Fazenda Preto Velho - GO
O NEX é uma organização não governamental que tem como missão principal de suas atividades a Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção.
A sede onde está implantado o Criadouro Conservacionista fica no Município de Corumbá de Goiás, na “Fazenda Preto Velho”, a 80km de Brasília.
Telefone: (0xx61) 9223-4141
 
Corumbá - GO
A antiga Nossa Senhora da Penha de Corumbá, do Século 18, viria a ser a primeira cidade histórica da era colonial a ser redescoberta por Brasília para o turismo eco-histórico no último quarto do Século 20. Antigo domínio dos índios Caiapó, o rio Corumbá - que dá os contornos da cidade - voltaria nos anos 1980 ao seu curso original, de onde havia sido desviado para um canal lateral pelos escravos a serviço dos descendentes dos bandeirantes que descobriram Goiás em 1725. Com a volta do rio, reapareceu a enorme cachoeira conhecida como Salto do Corumbá, a partir da qual se estabeleceram clubes e outros pontos de lazer.
 
Formosa - GO
Além de hotéis-fazendas, lagoas e alguns restaurantes de comida caseira típica, Formosa entra no roteiro de turismo ecológico com o cartão postal do Parque Municipal de Itiquira, onde está a maior queda dágua do Centro-Oeste, com 169 metros de altura. Antigo arraial dos Couros, nasceu como um entreposto das tropas de mulas que se cruzavam nesta região do Planalto Central. De um lado as caravanas transportando ouro, vindas das minas do norte (Cavalcante, São Félix etc) ou do sul (Vila Boa de Goiás, Meia-Ponte etc). 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário